onde brilhem os olhos seus


Sempre ouvi Pato Fu e Nara Leão separadamente. Mas o novo cd da Fernanda Takai: “Onde brilhem os olhos seus”, propõe essa mistura. E que bela mistura!
A seleção de Fernanda não é a mesma seleção que eu faria das músicas de Nara. Prefiro as mais fortes, densas e de protesto dos primeiros CDs, como “Nara” e “Opinião”. Mas Fernanda preferiu as mais doces, que combinam mais com sua delicada voz. E aproveitou também para traçar um perfil da obra da cantora, coletando canções de suas várias fases.
Se, no repertório, você lembrará de Nara (parte sugerido pelo diretor artístico Nelson Motta, que foi amigo da cantora), nos arranjos, você reconhecerá o Pato fu. Afinal, John Ulhoa e Lulu Camargo, integrantes da banda, são quem os assinam. E talvez por isso, você nem consiga ouvir o CD como um trabalho solo de Fernanda Takai, mas sim, Fernanda Takai interpretando Nara Leão ao som de Pato Fu. Em “Luz Negra”, por exemplo, da para identificar alguns acordes semelhantes ao do theremin imitado na música “Eu”, de “Ruído Rosa”, e até a temática das letras se confundem, note.
E o álbum, recém chegado ao mercado fonográfico, já recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Álbum de Música Popular de 2007. E também já conta com uma edição japonesa, lançada no dia 22 de dezembro pelo selo Taiyo, que tem uma faixa extra: “Kobune”, versão em japonês de “O Barquinho” – a qual a cantara promete, em seu blog, que dará um jeito dessa faixa ser ouvida por todos aqui no Brasil em breve.
É arte: A interpretação de “Insensatez”. Ao meu ver, é a melhor interpretação da música de Tom Jobim, em português – já que, em inglês, ninguém supera a de Sting, do The Police. Mas para ouvir muitas vezes, a melhor faixa é mesmo “Estada do Sol”.
É fato: a primeira tiragem já está esgotada, mas a gravadora Tratore está providenciando uma nova remessa para primeira semana de janeiro.
:: Onde brilhem os olhos seus – Fernanda Takai (Tratore), MPB. 2007. R$ 25,00.
Anúncios

2 comentários sobre “onde brilhem os olhos seus

  1. Ei, o copyright de “a melhor versão de Insensatez em inglês é a do Sting” é meu! 🙂 Eu também amo “Lindonéia” e “Trevo de Quatro Folhas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s