marc chagall – 121 anos


Não me lembro como Marc Chagall, ou seria melhor dizer: Moishe Zakharovich Shagalov? Sim, este nome quase impronunciável é o nome deste pintor russo (e não francês como muitos acreditam) que nasceu no dia 7 de julho de 1887.  Mas bem, voltando! Eu não me recordo como seu trabalho entrou no meu repertório plástico. Nem qual foi a obra que me aproximou dele. O fato é que gosto. E muito.

detalhe de “casa em Peskowatik”

A fantasia de seus quadros me encanta. Abre para mim a possibilidade de um mundo bom, de um mundo feliz. Gostaria de morar em um de seus quadros, mais especificamente, na “casa em Peskowatik” – gravura que pertence à coleção Nemirovisky.  Meu fascínio é tão grande que tenho que confessar que comprei “As fábulas de la fontaine”, primeiro, por causa das ilustrações de Chagall, depois pelo fato de eu a-do-rar esses contos populares.

Sua obra me transmite uma coisa tão boa, que, certa vez, desejei a uma querida (hoje um pouco distante) amiga que a vida dela fosse como quadro “o aniversário”. Pode parecer estranho, mas era porque eu queria que a vida dela tivesse toda aquela leveza, todo aquele carinho, todo aquele sonho, toda aquela felicidade que faz os pés se desprenderem do chão.

Li num site uma frase que talvez seja de Chagall: “Arte é o esforço incessante para competir com a beleza das flores, sem nunca ser bem-sucedido.” Gostaria eu de ser mal-sucedida como ele e conseguir olhar o mundo com tanta delicadeza.

3 comentários sobre “marc chagall – 121 anos

  1. Como conversamos ontem, Chagall é um dos meus favoritos. Ah, e eu sei qual foi a primeira obra do Chagall que eu tive contato, justamente “O aniversário” que ilustrava um livro didático, quando eu tinha lá meus 10, 11 anos.
    Desde então essa imagem ficava muito na minha lembrança, que até já foi imagem de cabeçalho do república, no ano passado.

Deixe um comentário

