batman e seus pares


 

Somos feitos de muitos

 Li, ou ouvi, isso em algum lugar, mas não sei quem é o autor. Creio que já virou um clichê. Mas o fato é que é verdade. E a arte é achar os muitos em um só. Depois de assistir ao último filme sobre o Batman e a recente montagem de Hamlet, achei que as personagens tinham algo em comum. E refletindo um pouco mais sobre o super-herói sem poderes, notei algumas semelhanças com outras personagens. Após traçar um paralelo entre Batman e outros seres da ficção, não tive dúvida de que Aristóteles tinha muita razão: “nada se cria, tudo se copia”, e diria mais: dos mais diversos lugares.

 

Dom Quixote

 

 

 Na verdade, de Dom Quixote, o Batman não tem nada. Mas assim como a personagem de Cervantes, o herói tem um fiel escudeiro. Robin, ao meu ver, seria o Sancho Pança do Cavalheiro das Trevas.

 

 

  

Drácula

 

 

  

Nada mais óbvio. Mora numa mansão gótica, seduz todas as mocinhas e se transforma no que? Morcego! Diria até que o Batman é a versão bom-moço do Conde.

 

 

  

 Hamlet

 

Seu pai foi assassinado. Fingiu-se de louco para descobrir quem o matou e vingá-lo. E para observar as pessoas, se esgueira pelas sombras. Vingar a morte do familiar, o faro de detetive para descobrir um crime… O lado sombrio do Batman é muito hamletiano.

 

 

Zorro

 Dizem até que o morcegão foi baseado no herói de Johnston McCulley. Assim como Bruce, Don Diego De La Vega descende de família abastada, não tem super-poderes, luta contra os criminosos da cidade, usa máscara e capa. Poderíamos dizer até que o Sargento Gárcia tem um quê de Comissário Gordon.

 

 

 

 

  Não concordou? Então, comente sua comparação: com quem você acha o Batman parecido?

 

Anúncios

7 comentários sobre “batman e seus pares

  1. Karina, mexeu comigo.

    Batman não pode ser simplificado e comparado com um único personagem. Ele tem si uma parcela de cada um dos citados, a obstinação de Dom Quixote, o cenário de Drácula, o visual dark do Zorro. Talvez tenha mais a ver com Hamlet, mas ele não busca vingança, busca justiça.

    Acredito que essa busca seja inútil, pois os vilões das suas histórias têm uma aura doentia, loucura (Coringa), bipolaridade (Duas Caras), med0 (Espantalho), mentira (Charada), deformidade (Pinguim) e por aí vai. Contra esses males não existe justiça.

    Bruce

  2. Oi, Bruce . Mas ele não é simplificado na comparação com uma única personagem. Eu tentei mostrar o quão complexo ele é, mostrando suas bat-características em outras personagens. Segundo um amigo meu: ” o Batman mais teria a ver com Dom Quixote não seria o seu “sacho pança” (o Robin sequer aparece nesse novo filme, e é abominado por uma parcela bastante expressiva de fãs do Batman), mas sim a sua crença – fantasiosa, sem, dúvida, e você poderia dizer até “quixotesca” – de que dá pra erradicar o crime (vestido de morcego, ainda por cima…)”

    Acho que vc concorda mais com ele, né?

    Abs.

  3. Concordo, só que o Batman é tão atormentado que não sonha. Sei que parece ridículo se vestir de morcego, mas o que vale é o espírito, o medo que isso causa.

    Quanto ao Robin sou da maioria. O primeiro virou o Asa Noturna, o segundo morreu e deveria ter parado por aí, a não ser que exista uma tendência pedófila nisso, hehehe.

    abs, Bruce

  4. cara eu acho dez um robim claro que prefiro o batman o primeiro filme que vi foi o do batman sei quase tudo o que ha pra sabe e penso que a única coisa que estraga o robim eh ele querer ser o “patrão” do batman como o 1º vio que naum deu certo virou o asa noturna e quem conhece bem o batman sabe que o asa trabalha ,naum mais como parceiro, mas sim,como ”ajudante” do batman pq ele continua defendendo gothan eu so acho que o 3º robim deveria ter cido alguem mais parecido com o tim e naum uma cria o que eh outra coisa que tira a graça e pelo amor de Deus cade a gostosa da batgirl?…hehehe

  5. Curiosa essa questão de comparação. Quanto ao Dom Quixote, creio que o Sancho Pança dele não seria o Robin, mas o mordomo Alfred. Afinal, assim como o fiel escudeiro do cavaleiro, Alfred tem os miólos no lugar, mas embarca na viagem de um louco.

  6. Boa, Dellano! Ganhei recentemente Batman – Preto e Branco. Ainda não li, mas é capaz de eu achar mais comparações… Ah, gostei do seu blog. Genial unir jornalismo/comunicação e quadrinhos.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s