pata pata, miriam makeba


Eu só fui ter a noção de quem era Miriam Makeba horas atrás no Jornal Nacional. Ok, eu já tinha lido que ela era conhecida como “Mama África” e “Imperatriz da Canção Africana”, e foi a primeira cantora sul-africana a ganhar reconhecimento internacional, ficando famosa nos Estados Unidos nos anos 1950 com seus vocais poderosos, etc, etc, etc. Mas eu precisei ver um clipe dela cantando no JN para eu expressar: Claro, Makeba!

Gente, quem nunca cantou a original ou a paródia de Pata Pata pode dar a primeira rebolada. Adorava dançar igual a ela [vídeo acima] e cantar: “Tá com pulga na cueca, tá aqui vou catar/ Tá com pulga na cueca, tá ruim de achar” – claro que a minha mãe reprovava tal canção. Pra mim, essa música é tradução perfeita de o que importa é melodia. Afinal, há mais de cinqüenta anos a música faz o maior sucesso e a letra é a seguinte:

Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata

Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata

Vá, sem preconceitos: aumentem o som, sacudam os corpos e Pata, pata.

Miriam Makeba (04/03/1932 – 09/11/2008)

Meu colega João achou uma versão da Daúde de Pata pata

Se a cantiga já te pega
Ô, se a cantiga já te pega
Se a cantiga já te pega
Ô, se a cantiga já te pega
(Dance pata pata)

Bem mais educada do que a que eu citei acima. =) Curta o som!

2 comentários sobre “pata pata, miriam makeba

  1. Pingback: Dupla homenagem «

Deixe um comentário

