vicky cristina barcelona


O primeiro filme que assisti do Woody Allen foi Manhattan, e ali eu tive a certeza de seu roteiro é muito melhor do que seu filme pronto. Sabe quando você tem a impressão de que se pudesse ler, em vez de ver, teria gostado muito mais? É isso que acontece com quase todo filme do W. A. que assisto. Vicky Cristina Barcelona ainda não sei se é esse o caso. Mas já está entre os mais fracos que vi do roteirista e diretor.

E olha que tinha tudo para eu gostar muito: arquitetura de Gaudí, personagens principais envolvidos com artes plásticas e fotografia, vidas incompletas e uma espanhola louca e suicida. Mas tudo fica muito na superficialidade. Scarlett Johansson (Cristina) é novamente uma loira vazia que não sabe o que quer da vida e tenta se encontrar nos braços de Juan Antonio (Javier Bardem), um atraente pintor que teve um relacionamento conturbado com sua ex, Maria Elena (Penélope Cruz) – a melhor em cena. Cristina é amiga de Vicky (Rebecca Hall), que, ao contrário da amiga, é uma pessoa centrada e já está com a vida pré-determinada: casar com um nova-iorquino mala, Doug (Chris Messina). No entanto, quem ela deseja mesmo é Juan Antonio.

A trama é até interessante, dá para se divertir, especialmente, com o destempero de Maria Elena. Mas o resto é muito superficial. As personagens de Allen parecem que perderam a profundidade e seus dramas psicológicos. E também achei que a beleza de Barcelona mal explorada: há apenas alguns flashes de pedaços da arquitetura de Guadí, aliás, muito mal recortados. Mas Barcelona, segundo meus amigos Bruce e Diana, que acabaram de voltar de lá, está muito bem representada até na cor, como lembrou Diana: “E aquele lance de o filme ser amarelo é perfeito!!!! Eu vejo Barcelona ssim: amarela!”

O filme tem uma Cristina de sempre, uma Vicky fraca e faltou muito de Barcelona. e uma Barcelona autêntica.

 

É arte: a trilha sonora. A musiquinha já tradicional do filme do Woody Allen, ficou muito, muito boa com acordes latinos, em Barcelona, interpretada por Giulia e los Tellarini. E não deixe de ouvir Entre dos águas, por Paco de Lucía.

É fato: talvez essa superfialidade, que eu notei no filme, tenha ocorrido devido à comunicação. Olha o que o diretor declarou em uma entrevista à Reuters: “O fato de que, neste filme, trabalhei com pessoas que não falavam minha língua me obrigou a ter idéias muito diferentes. Eu não poderia ter feito ‘Match point’ na Espanha.”

:: Vicky Cristina BarcelonaEspanha/EUA, 2008. 96 min. Tragicomédia. Direção e Roteiro Woody Allen.

Anúncios

8 comentários sobre “vicky cristina barcelona

  1. Nossa, Manhattan está no meu top alguma coisa. eu realmente gosto deste filme. E eu adoro o Woody. Não sei dos filmes mais recentes, esses dias passou um com a Scarlet na tv, mas dublado é terrível aí nem perdi meu tempo.

    E: Feliz aniversário um pouco adiantado. Se quiser ganhar presente, vai ter que participar da promoção de natal do meu blog. hahahaah Tudo de bom guria. E sucesso.

  2. Quero mt ver WA, quero mt ver Barcelona, já tô com saudades de Barcelona de onde voltei a pouco tempo. Quero mt ver este filme mas ia na quarta, mas uma pessoa mt chatinha cmemora aniversário na quarta, sabe? kkk [D.]

  3. Finalmente conseguimos ver o filme. Fantástico! E desculpe K, mas tem muito de Barcelona no filme. A alma, a cor, os detalhes, está tudo lá. Aquela cidade não é muito fácil, muito dada. Se aprende a gostar dos detalhes e a gente reconheceu vários lugares, até o restaurante onde eles se encontraram pela primeira vez. 4 Gats…

    Aconteceu o mesmo com o filme “Albergue espanhol” vimos antes da viagem para entrar no clima, não rolou, mas depois vi novamente o filme e reconheci lugares, ruas.

    É isso, próxima parada, Barcelona!

    [Bruce]

  4. Querida!!!!!!!!!!!!!!! Vc precisa assistir de novo. Vc precisa ir pra Barcelona, Vc precisa resolver isso. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E o Bruce, danado, já chegou antes de mim e escreveu!!! {D.}

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s