reforma ortográfica


Eu já estou cansada de ouvir pessoas chorando por terem de se despedir dos acentos, especialmente, do trema. “Ai, estou viúva do trema!” — juro que já ouvi isso. Mas eu não reclamo, não. Acho que toda simplificação é bem-vinda. Algumas já me disseram que nunca mais vão  conseguir pronunciar corretamente tranqüilo (agora tranquilo), idéia (ideia), averigúe (averigue). Gente, por favor, menos drama. Na reforma de 1971 caíram vários acentos e pronúnciamos todas as palavras direitinho: este (êste), somente (sómente), bebezinho (bebêzinho). Me diz, se nós, que já fomos alfabetizados sem esses acentos, sentimos falta deles? Nenhum pouco!

No começo, eu achei ruim acabar com os acentos diferencias: pára/para e pêlo/pelo, por exemplo. Mas agora eu já me acostumei. Afinal, são colocados em contextos bem diferentes. Eu só ainda não consegui entender muito bem a história dos hífens, mas eu tenho até 2012 para me adaptar. Logo, desculpe qualquer escoregão. Agora, de resto, acho que adaptação será rápida, pois eu não tenho qualquer apego com acentos.

Ah, essa reforma só me deixa triste por uma coisa: eu não queria me separar do meu mini-dicionário Aurélio que me acompanha desde que fui alfabetizada, snif…

2 comentários sobre “reforma ortográfica

  1. Acho que conseguirei me acostumar mais rápido que eu pensava. Já até escrevi voo sem verter uma só lágrima. 😀

    Gostei de saber dessa reforma mais atual. Achei que tínhamos pulado da escrita-de-Monteiro-Lobato diretamente pro português até então corrente. Meio improvável, certo?

    Bom texto, moça!
    Beijo

  2. Eu já escrevia tudo sem acento mesmo e o word corrigia. A adaptação vai ser só comprar uma versão mais atualizada do software, viu…
    E me conta da Maysa, porque aqui nào tem!!!

Deixe um comentário

