a música indiana [muito antes da onda índia]


Eu ainda não vi Quem quer ser um milionário? E só vou ver quando puder emprestar na faculdade (tô cortando gastos).  Mas essa avalanche de música indiana já chegou aos meus ouvidos. Esses dias, fui colocada na parede: “Como assim você não ouviu Jay ho?” Cheguei em casa e fui ver do que se tratava, claro.

Mas não achei sensacional como me falaram. Sou muito mais a descoberta da Gabriela:

 Typewriter tip tip tip faz parte do Cd da trilha sonora de Viagem a Darjeeling, um dos melhores filmes que vi em 2008. E já falava de Índia quando ninguém ainda ousava usar calça com o cavalo no joelho. Mas não foi só o Wes Anderson que gostava da terra do Gandhi. Lembra-se de Mantra do Nando Reis?

E antes do ex-Titã, os Beatles já adiantavam a moda.

Mas para ninguém dizer que não falei da novela…

Ah, e não podemos deixar de citar o Devendra Banhart, para finalizar o papo.

 

É arte: As cores tanto dos filmes Quem quer ser um milionário? e Viagem a Darjeeling como da novela. Se a Índia for mesmo colorida assim, ouso dizer que os indianos fazem uso da cor tão bem quanto Albers. Comentário ousado esse, hein? Quem discorda pode comentar, por favor.

É fato: Essas músicas são boas para ouvir duas ou três vezes no máximo. Depois dá um cansaço e te deixam numa irritação.

8 comentários sobre “a música indiana [muito antes da onda índia]

  1. ai olha só, vi o slumdog e nem achei essa pira toda. sou muito mais “o leitor” e o “milk”…e a trilha do Darjeeling é ótima, amo demais, de tocar milhares e milhares de vezes aqui em casa.

  2. Realmente cinema virou artigo de luxo. Precisa ser tão caro? A índia tem seus sabores, tons e cores vibrantes, fascinantes. Mas tudo tem sua medida, senão cansa mesmo.

  3. Nunca vou esquecer de um amigo que me explicou a Índia da seguinte maneira: “rosa-choque é o azul-marinho indiano”. Isto é, a cor mais discreta da paleta. Imagine, pois, o resto.

    Pior que eu adoro isso tudo desde criança (pai fã de Ravi Shankar dá nisso). Tenho uma estátua de Ganesha na escrivaninha há um tempão. Portanto, estou achando BEM estranho a moda indiana que nos acomete no momento (e continuo achando a novela um saco!)

Deixe um comentário

