sp-arte 2009


DSC_3794

Falar sobre valores com artistas não é uma tarefa fácil. A resposta será sempre a mesma: “prefiro não comentar”, “arte não tem preço”. Passei por isso recentemente em uma matéria que fiz para a Esquinas. No entanto, ontem fui à SP-Arte, principal feira de arte do país, e ali todos estavam por um único motivo: compra e venda de arte. Quer dizer, nem todos. Eu, que não tenho um puto na conta, fui só “dar uma olhadinha” mesmo.

Sabe loja de roupa, ou calçado, em que você mal pisa dentro e parecem dez vendedores loucos para vender alguma coisinha? Os stands de algumas galerias não eram diferentes. Bastava entrar para “dar uma olhadinha” numa obra e pronto! Chegavam neguinhos me dando cartões, me mostrando seus acervos e dizendo que se eu fosse artista que, por favor, aparecesse por lá.

Arte, para mim, é praticamente religião. Logo, ir a uma exposição é praticamente um ritual, um dever, como é para um católico ir à missa aos domingos. E foi uma sensação bem… estranha (?) ver imagens dos meus deuses e deusas à venda. Quanto era mesmo aquela gravura da Regina Silveira?

É arte: os desenhos do Christo que vi no stand de uma galeria espanhola. Se não fosse a SP-Arte, talvez eu nunca viria aqueles desenhos por aqui. O evento, apesar de essencialmente comercial, pode ser visto como uma grande exposição.

É fato: obra de arte é (também) uma mercadoria. Mesmo muitos não querendo ver como.Av. Paulista, 149 – Bela Vista – Centro. Telefone: 2168-1777. 3ª/6ª 10h/21h e sáb/dom 10h/19h.

:: SP-Arte – Pavilhão Bienal, Parque do Ibirapuera/ Portão 3. De 14 a 17 de maio

Deixe um comentário

