cascavel


Quando a gente está começando, é comum seguirmos modelos e elegermos mestres. Eu tive (ainda tenho, vai?) uma incrível. A Gabriela, de quem fui assistente por dois anos, me ensinou muuuito de edição, texto, pauta. Acredito que até mais do que aprendi na faculdade. Na época até ouvi zunzunzuns na redação de que eu era uma Gabrielinha (o que me orgulhava muito). Se isso acontece no jornalismo, acredito que em artes é mais comum ainda.

Flora Assumpção e Renato Pera são assistentes de duas grandes artistas plásticas, respectivamente, Ana Maria Tavares e Regina Silveira (essa, meus queridos três leitores, imagino que já conheçam bem). A dupla está com uma instalação no Ateliê Oço, um espaço (não sei se posso chamar de alternativo) onde jovens artistas se encontram para fazer e discutir arte.

Assim como a obra de suas “mestras” (não sei se eles as consideram assim), o trabalho desses jovens artistas é coerente e de grande apreensão estética. Renato certa vez me disse que seu trabalho, tal como o de Regina, tem um quê de publicitário. Causa um primeiro impacto, depois um deslumbre, aí, aos poucos, você entende a mensagem. Outro elemento em comum é a relação com a arquitetura: modificam a poética do lugar. (Artista adora essa palavra, poética. Eu prefiro dizer que a presença da obra no ambiente traz um outro significado para o local.) Essas são duas características que aparecem em Cascavel, de Flora e Renato. A instalação dá ao Ateliê Oço um clima um tanto assustador. Ali, não é mais apenas o espaço onde  artistas se reúnem, agora é  o covil de uma cobra, que se arrasta pela escada, se enrola na parede e vai se aninhar… bem, você vai ter de ir até lá para conferir.

É arte: conhecer e acompanhar o trabalho desses jovens e bons artistas. E existir esses espaços em que eles possam expor o que estão fazendo.

É fato: eu sou uma péssima cinegrafista. Não recomendo, para quem tem labirintite e todos os outros ites, ver o vídeo acima. Mas olha, sou uma editora de vídeo bem mais ou menos. Essa foi a primeira vez que mexi no imove. Me aguardem nos próximos.

:: Cascavel: Ateliê Oço,  Praça Carlos Gomes, 117, bem próximo do Metrô Liberdade.

5 comentários sobre “cascavel

Deixe um comentário

