esquinas #46 – mente humana


Foto: Karina Sérgio Gomes

[Veja a versão on line de Esquinas]


Papo cabeça

por Heitor Ferraz Mello

Com pouco mais de um quilo, o cérebro, no último andar do corpo, coordena todas as atividades do homem – das voluntárias às involuntárias. Dentro dessa massa, um mundo infinito se projeta – podemos imaginar qualquer coisa, até mesmo nossas doenças. Tudo parece ser processado dentro desse laptop com a máxima precisão – até mesmo o impreciso faz parte dessa exatidão. Este número de Esquinas é um bom exemplo da capacidade da mente humana – tanto no conteúdo expresso nas matérias, quanto na própria elaboração das pautas. Toda a criatividade dos alunos foi mobilizada para pensar um número com reportagens que se diferenciassem das pautas tradicionais sobre o assunto. O leitor encontrará, nas páginas que se seguem, matérias científicas, outras de comportamento, outras com enfoque na criação de jogos, de personagens literários, como também dos monstros gerados pelo sonho da razão.

Fazer este número não foi tarefa fácil. Os alunos que participaram tiveram de entrar de cabeça no assunto, fazendo entrevistas, pesquisando e checando cuidadosamente as informações. A capa da revista, feita pelas editoras Julia Alquéres e Karina Sérgio Gomes, é um bom exemplo. Baseadas no quadro A cura da loucura, de Hieronymos Bosch (c. 1450-1516), elas pensaram numa ilustração em que a tulipa, símbolo da loucura, aparecesse saindo de uma cabeça. As editoras vasculharam lojas da cidade e encontraram manequins de butique, que serviram de modelo.

Para a confecção deste número, gostaria de agradecer a colaboração dos alunos da Faculdade que participaram das reuniões de pauta e, depois, na apuração das matérias, como também ao estudante Danilo Braga, que entrou no começo do semestre para o time de Esquinas trazendo seu bom gusto e conhecimento gráfico. Cabe um agradecimento especial à Julia e Karina, que se formam este ano e levarão para as redações, agora como profissionais formadas, a experiência de editar uma revista laboratório. Mas, vale lembrar: antes de sair, elas passaram seus conhecimentos à estudante Fernanda Patrocínio, que se junta à nossa equipe de trabalho a partir de agora.

Anúncios

2 comentários sobre “esquinas #46 – mente humana

  1. ai ai ai.
    o último com o selo Karis de qualidade. fiquei feliz de ter um mindinho nele. 🙂
    (o último como casperianas, confere?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s