rascunho sobre arte


[Resenha para a primeira edição da revista Contemporânea, do MAC-USP]

Uma obra em processo. Assim está boa parte dos trabalhos dos artistas em seus ateliês. E assim parece estar o documentário de Marcos Ribeiro, “A obra de arte”.

Seguindo o clichê glauberiano “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, Ribeiro saiu atrás de artistas com uma câmera na mão para registrar as ideias sobre arte que eles têm em suas cabeças. Se a edição tenta seguir o conceito de uma obra em processo, e aparenta ser um filme ainda não finalizado, os pensamentos dos artistas: Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Waltércio Caldas e Tunga, mostram-se muito bem definidos sobre o tema.

Filmados dentro de seus ateliês, os espaços revelam um pouco de cada artista e de suas obras. Um exemplo é a limpeza, quase hospitalar, do local de trabalho de Waltercio Caldas, que está presente em suas obras exatas, minimalistas, simples, limpas. Enquanto o de Ernesto Neto, lembra mais o quarto de uma criança – estágio em que alguns adultos às vezes precisam voltar para interagir com as esculturas do artista.

É possível ainda depreender também lições de pintura, escultura e pensamentos sobre a função e o que essa tal arte. “É natural que as pessoas em frente a uma obra de arte se perguntem ‘o que é isso?’. Afinal, eles nunca virão aquilo antes”, explica Waltercio.

Se a fórmula de um gesto inacabado não dá muito certo como formato de documentário, pois muitas vezes o erro da câmera desvia a atenção do que os artistas estão falando, as personagens são riquíssimas e vale a pena assistir. Mesmo que seja com olhos fechados para apenas ouvir o que eles têm a dizer.

A obra de arte, de Marcos Ribeiro. Brasil, 2009. 71 minutos. Documentário.

Anúncios

Um comentário sobre “rascunho sobre arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s