dalva e herivelto – em outras vozes


Eu já estou em crise de abstinência. Faltando apenas um capítulo para acabar a minissérie eu já estou como muitas músicas de Dalva e Herivelto: na fossa! Brincadeira. Mas eu estou me abastecendo de canções da dupla para sanar a saudade que começa brotar. E descobri que há muitos cantores mais recentes que cantaram/cantam sucessos do casal. Há no site da Rádio Cultura uma seleção muito boa:

  • Distância – Nina Becker
  • Atiraste uma pedra – Doces Bárbaros
  • Nada além / Estrela do mar – Maria Bethânia
  • Olhos verdes – Gal Costa
  • Izaura – João Gilberto e Miúcha
  • Errei, sim – Paula Toller
  • Segredo – Ney Matogrosso
  • Caminhemos – Ná Ozzetti
  • Meu rádio, meu mulato – Zélia Duncan
  • Bom dia – Elza Soares
  • Pensando em ti – Wilson Simonal
  • Vaidosa – Germano Mathias
  • Nega manhosa – Zeca Pagodinho
  • Praça Onze – Zezé Motta, Pery Ribeiro e Elizeth Cardoso
  • Kalu – Chico Buarque

Dessa playlist, a grande revelação é Distância, interpretada por Nina Becker. Música de autoria de Marino Pinto e Mário Rossi, foi gravada por Dalva no início da década de 1950, quando a cantora estava em uma turnê pela Europa e gravou essa e outras canções com a orquestra de Roberto Inglez, que estão no CD Dalva de Oliveira com Orquestra de Roberto Inglez, de 1955. A interpretação de Nina me agrada mais do que a de Dalva, porque é mais doce, romântica. A de Dalva é mais tensa, dramática. Mas o arranjo orquestral de Roberto Inglez está 100 anos luz a frente de qualquer versão.

Não tem no youtube uma versão com Dalva de Oliveira, e tenho apenas o áudio, que ainda não consigo colocar aqui para vocês. Alguém me ensina? Todos os meus player pararam de funcionar. #humpf!

Um comentário sobre “dalva e herivelto – em outras vozes

Deixe um comentário

