herivelto martins – ensaio


Hoje a TV Cultura exibiu um programa Ensaio com Herivelto Martins, gravado em 1990. Nele, o compositor e cantor conta  a história de algumas de suas composições. Cabelos brancos, por exemplo, ele fez depois que ouviu algumas mulheres comentando sobre Dalva. Na época o casal estava passando por alguns desentendimentos, e ele não estava a fim de ouvir falar da esposa. A letra diz:

Não falem desta mulher perto de mim
Não falem pra não lembrar minha dor
Já fui moço, já gozei a mocidade
Se me lembro dela me dá saudade
Por ela vivo aos trancos e barrancos
Respeitem ao menos os meus cabelos
Brancos

Ninguém viveu a vida que eu vivi
Ninguém sofreu na vida o que eu sofri
As lágrimas sentidas
Os meus sorrisos francos
Refletem-se hoje em dia
Nos meus cabelos brancos
E agora em homenagem ao meu fim
Não falem desta mulher perto de mim

A cantora é mencionada em histórias de composições de outras letras, como em um de seus sucessos, Atiraste uma pedra, que fez em parceria com o cobra criada, David Nasser:

Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem
E quebraste um telhado, perdeste um abrigo
Feriste um amigo
Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou

Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca
Tantas vezes beijou
Quebraste um telhado
Que nas noites de frio te servia de abrigo
Perdeste um amigo que os teus erros não viu
E o teu pranto enxugou

Mas acima de tudo atiraste uma pedra
Turvando esta água
Esta água que um dia, por estranha ironia
Tua sede matou
Atiraste uma pedra no peito de quem
Só te fez tanto bem

Uma das partes mais bonitas do programa é quando ele canta com o filho Pery Ribeiro (vídeo acima). Aliás, que bom que Herivelto tinha a Dalva, porque ele como cantor é bem fraquinho. Grande Otelo chegou a dizer que a cantora era o gravador do marido.

E para encerrar esse post, achei um vídeo em que o compositor aparece cantando e dançando a música Adeus, Mangueira (dele e de Grande Otelo) no filme É de chuá, de Victor Lima, 1958. Nessa época o Trio de Ouro era composto por Herivelto Martins, Raul Sampaio e Lourdes Bittencourt.

Deixe um comentário

