ocupação palatnik


Hoje, 10/01, é o último dia para visitar a exposição Ocupação Palatnik, no Itaú Cultural. A mostra é pequena porém precisa. Para quem não conhece o artista é uma excelente oportunidade. No início, há um vídeo de Palatnik contanto um pouco de sua história: um pintor que deixou a tintas e passou a pintar com luzes e engrenagens. A primeira vez que vi uma obra do artista foi em 2002, também no Itaú Cultural. Na época, com 15 anos, lembro de ter pensado: “Ele é um Miró com movimento”. Oito anos depois, quando vi novamente o trabalho do artista a mesma frase me veio a cabeça – mesmo em suas obras estáticas. As telas da série Progressão, um de seus trabalhos mais recente, me lembram os movimentos das cordas do piano – um silêncio musical. A mostra também traz um aparelho Cinecromático, objetos da série Mobilidade, dois Objetos cinéticos entre outros.

É arte: para realizar suas obras o artista utiliza muita matemática e outros conhecimentos de mecânica adquiridos em cursos que fez em Telaviv, nas escolas Herzlla e Montefiori, esta última de especialização em motores de explosão. No entanto, toda ciência exata utilizada para criar desaparece quando se vê a obra pronta. Fica apenas o deslumbre.

É fato: seu aparteliê, como ele chama o apartamento onde vive e trabalha, lembra um quartinho de bagunça. Fica difícil imaginar como o artista se encontra naquele lugar. Mas pensando bem, seu trabalho também é um pouco assim: apesar do rigor técnico, seus objetos causam uma bagunça nos nossos sentidos. Assim como o ambiente onde Palatnik vive.

:: Ocupação Palatnik Itaú Cultural –  Avenida Paulista 149 – Paraíso – São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô]. Tel.: 11 2168 1777. 3a./ 6a. 10h/21h, sáb./dom. 10h/19h. Grátis.

Anúncios

Um comentário sobre “ocupação palatnik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s