carnaval


Eu juro que não consigo entender por que algumas pessoas não gostam de Carnaval. Feriado prolongado. São Paulo fica uma delícia de tão vazia. Quem não gosta da farra pode viajar, ou curtir a folga em casa. Se não quer ver o desfile, alugue filmes. Dá para colocar a leitura em dia também. Mas eu, desde que me entendo por gente, sempre fui para folia. Essa foi a única manifestação cultural que meus pais me incentivaram desde guriazinha, quando me vestiam de baiana e me levavam para sambar nos clubes e no tradicional carnaval de rua de Sant’Anna de Parnaíba. Foram eles também que me ensinaram a torcer pela de Rosas de Ouro. Apreciar os desfiles como uma grande peça de teatro, ou melhor, uma grande ópera luxuosa. A avenida é o palco, os foliões são os atores e os carros alegóricos são os cenários. Sempre virei as madrugadas para ver a Rosas passar e sofria toda terça de manhã na apuração.

Esse ano foliei muito pela cidade deserta. Pulei no bloco de Rua na Pça da Luz [vídeo] e sambei até criar calos nos pés ao som das composições de Adoniran Barbosa no Sesc Pompéia. Vi exposições lindas em museus vazios e uma peça de teatro razoável – assuntos para os próximos posts. E hoje, finalmente, soltei o grito de É CAMPEÃ! Depois de um jejum de 15 anos, a Rosas de Ouro foi campeã do Carnaval paulistano. Mas o meu amor pela Rosas eu já declarei em um trabalho que fiz para faculdade.

É arte: poder aproveitar tudo que o Carnaval tem de bom e sentir a o clima de alegria que o Brasil fica nessa época.

É fato: nunca foi tão propício cantar nessa terra de meu Deus a marchinha “Allah lah ô ô ô, mas que  calor ô ô ô…”

Um comentário sobre “carnaval

Deixe um comentário

