tempos modernos


Eu já confessei aqui que sou noveleira. E não sou daquelas que só assisti a novelas das 21h, não. Eu assisto, principalmente, as das 18h e 19h. Mas essa é uma história longa, começou quando eu era guria e acompanhava a novelinha mexicana Carrossel. Agora, eu estou assistindo a uma novela que todos estão falando muito mal e eu não consigo entender por que.

Tempo Modernos tem suas artes e seus fatos. É fato que no começo a tentativa de alguns atores de imitarem o sotaque paulistano era péééssimo. Mas agora eles estão melhorando. É fato que as histórias das personagens estavam meio desconjuntadas, mas isso parece também estar melhorando. Agora, chegando ao capítulo 40, os fios começam a ser juntados numa trama só. Mas o que eu acho que todos estão estranhando é o texto da novela. Não tem como não notar que o texto do Bosco Brasil é muito mais próximo de teatro do que um texto de TV. Suas personagens, idem. Todas tem um excesso de tinta. Tudo é caracto como nas comédias de teatro.

Ainda há os que reclamam do excesso de repeteco. Por que de novo a história da sucessão do poder? Hello, essa história se repete desde antes de Rei Lear – e eu já reli a peça algumas vezes e não cansei. (Aliás, as personagens e algumas passagens da trama de Bosco Brasil dialogam diretamente com a de Shakespeare.) Falam que a personagem de Fagundes é um repeteco de Juvenal Antena. Mas gente, toda novela é uma repetição! Será que ninguém ainda notou isso? Manoel Carlos faz há décadas a mesma novela e não se dá o trabalho de mudar nem o nome da personagem principal. E os atores também costumam fazer o mesmo papel. Há alguns anos a fraca Fernanda Vasconcellos só faz menininhas que choram e o fraco Thiago Rodrigues só faz mocinhos fracotes. Quem não se lembra da professora de dança  Janete em Andando nas Nuvens também interpretada por Eliane Giardini? E essa também não é a primeira vez que Viviane Pasmanter faz a perua desmiolada, quem não se lembra da Bete de Andando nas nuvens? E vá dizer que a personagem de Felipe Camargo não lembra o Dante de Som e Fúria?

Essa novela tem um ritmo diferente. Às vezes sinto como se eu estivesse assistindo a várias esquetes. Mas essa semana parece que as coisas estão mudando. Tá rolando um Turning Point, como diria Rosangela Petta. E eu estou agoniadíssima para saber o que vai acontecer. Não me lembro de ter visto uma trama com tantos mistérios e personagens com tantos segredos desde A próxima vítima. Me sinto lendo um romance da Norah Roberts.

Tenho a impressão que essa é a novela mais novela que assisto nos últimos tempos. Com personagens com jeito de personagens – excesso de inocência e maldade de personagens ficcionais. Sem aquela bobagem de a “arte imita a vida” – se eu quero realidade, eu leio jornal. Às vezes acho que Bosco Brasil está dando uma de Lorenzo Semple Jr., roteirista da série Batman de 1966, e está satirizando um pouco o modo de fazer novela. Pena que parece que não está dando muito certo com boa parte do público. Mas eu estou gostando de toda a pastelada!

É arte: a trilha sonora. Versões fofíssimas de músicas da MPB e outros clássicos, como Bewitched, Bothered and Bewildered.

É fato: sinto um quê de anos 80. Do figurino ao clima. Bem, eu apenas nasci na década 1980, mas tenho a impressão que, se a novela estivesse passando nessa época, estaria bombando.

2 comentários sobre “tempos modernos

  1. Ka querida, li seu lindo texto. também sempre fui apaixonada por novelas. todas. quando tem Eliane Giardini no elenco então é quase que uma mania. mas o fato é que a novela Tempos Modernos tem um elenco basicamente do teatro paulistano que por sinal é de uma qualidade interpretativa sem contestação. Agora a repetição em relação ao texto é obvio que deveria acontecer…pois assim como Maneco até hoje traz suas HELENAs a tira colo, por que não relembrar textos incriveis de Shakespeare? Viva tempos Modernos.

Deixe um comentário

