o mundo mágico de chagall – gravuras


Ao Meio-Dia, o Verão

Sabe quando o mundo está desabando, perdendo a cor, tudo ficando preto – mas aquele preto que parece uma bofetada na cara? Quando meu mundo fica assim, eu pego minha edição de Fábulas de La Fontaine, vejo as ilustrações do Marc Chagall, leio uma historinha e as cores parecem voltar por alguns instantes.

Visitar a exposição O mundo mágico de Chagall – Gravuras foi como entrar em um sonho. Já disse aqui o quanto as telas desse artista me emocionam e com suas gravuras não foi diferente. Na mostra, estão as aquelas que aquietam meu coração, a série Les Fables de La Fontaine (As Fábulas de La Fontaine); o conjunto de 105 gravuras da série La Bible (A Bíblia); e a incrível série Daphnis et Chloé (Dafne e Cloé), com 42. Essa última foi de chorar de emoção (sim, acredite, eu chorei de verdade em frente desses trabalhos).

As cores que o artista utilizou são tão luminosas e de uma pureza que dão a impressão de que você vendo um sonho materializado. Olhando para aquelas imagens, cheguei a uma conclusão: Chagall não pintava com pincéis ou gravava com cinzel, ele deveria usar uma varinha de condão. Sua obra exala uma magia, uma leveza. É impossível não ficar tocado por uma sensação boa, que transparece no sorriso que muitos esboçam enquanto apreciam. Uns mostram todos os dentes, outros tentam segurar, mas ele sai pelo cantinho da boca.

É arte: o vídeo sobre o artista contando um pouquinho sobre sua vida e sua obra, que pode ser resumido em uma palavra: amor.

É fato: a exposição era bem maior. Mas para veio apenas as gravuras para São Paulo. Uma pena!

:: O mundo mágico de Chagall – gravuras: Masp 1º andar: Av. Paulista, 1.578 – Bela Vista. Tel: 3251-5644. 3a./4a.,6a./dom. 11h às 17h, 5a. 11h às 19h. R$ 15. Até 28/03.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s