a falecida vapt-vupt


Adoro o texto do Nelson Rodrigues. Gosto do seu sarcasmo, de seus personagens sem escrúpulos, cheios defeitos, loucos e seus enredos sem finais felizes. Gosto sua acidez. E num dia de Carnaval, em que todos estavam embriagados por aquela felicidade temporária, fui lembrar das dificuldades da vida indo ao teatro assistir à montagem de Antunes Filho do texto A Falecida, do anjo pornográfico. O programa da peça alertava sobre uma referência à vídeo-arte. Oi? Vídeo-arte é um assunto que muito me interessa e que eu entendo 10%. E de vídeo-arte ali não havia em o “ví”. Havia, sim, o incomodo de uma tevê ligada durante um jantar. A peça rola num botequim. Digo, Antunes Filho montou um botequim para desenrolar. Pessoas conversando, garçom servindo os “clientes”, e a Zulmira, a personagem principal, planejando o seu funeral. O texto se desenrola nesse ambiente nada propício, em meio a esse ruído, o que exige dos atores uma superação em suas interpretações. E Bruna Anaute e Lee Thalor, que interpretam o casal Zulmira e Toninho, conseguem. Eles salvam a fórmula baseada na “vídeo-arte” de Antunes, que não passou de uma experimentação primária. Muito mais primária do que as experimentações dos artistas com vídeo na década de 1970.

É arte: no cenário vivo da peça, há uma referência ao meu quadro favorito de Edward Hopper, A Cafeteria Automática. #Tenhoqueconfessarque às vezes me perdia reparando naquela pintura viva do quadro do pintor americano.

É fato: quem me alertou sobre isso foi meu amigo queridíssimo, Lucílio, esse texto de Nelson foge um pouco do comum trazendo uma lição de moral.

:: A falecida vapt-vupt, direção: Antunes Filho. Sesc Consolação Espaço CPT – 7º andar: R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque. Tel.: 3234-3000.6a. 21h/Sáb. 19h e 21h. R$ 2,50/R$ 10.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s