é proibido fumar


O que fazer quando se tem duas personagens ótimas e um roteiro meia-boca? Eu diria: nada ou melhore o roteiro. Mas como eu não entendo muito de cinema, acho que minha visão está redondamente errada. Afinal, É proibido fumar ganhou sete prêmios no Festival de Brasília, incluindo de o de Melhor Filme. Gloria Pires está ótima no papel de Baby, uma loser que dá aula de violão e para de fumar por causa do romance com Max, interpretado por Paulo Miklos, que está convincente.

Eu não consigo achar outra definição para o roteiro a não ser  “OK”. É tudo meio inho, sabe? Divertinho, bonitinho, fraquinho… É praticamente um roteiro de superfície, mas com duas personagens tão bem construídas que fazem você sempre esperar mais, mas nada “a mais” acontece. Para o Luiz Zanin, que eu acho que entende alguma coisa de cinema, o filme está entre os melhores de 2009: “Anna Muylaert gosta de mudar de registro e direção no meio da história. Quem não gosta de surpresas estranhas. Eu gosto. Pelo menos das boas surpresas e este filme foi uma delas, neste ano absurdo”, resumiu. Bem, o fim é mesmo interessante. Mas o resto… falta conflito. Tudo é muito tímido e as personagens centrais precisavam de mais.

É arte: a trilha sonora que também foi premiada no festival de Brasília.

É fato: a sala três do HSBC se chamar Oscar Niemeyer é o maior ironia da história das salas do cinema. Você já viu algum filme lá? É a sala mais mal planejada para projeção ever!

:: É proibido fumar: Brasil/2009. Comédia. Direção: Anna Muylaert. Com: Glória Pires e Paulo Miklos. Duração: 84 minutos.

Deixe um comentário

