o capote


Palavras e imagens são as coisas que mais me fascinam na vida. E a união delas é o que faz amar teatro, cinema, obras da Marilá Dadort etc. Foi a imagem de uma longa fila de pessoas empolgadas que me atraíu para ver a montagem do grupo teatral britânico Gecko de “O Capote”, de Nikolai Gogol. Eu não sabia nada sobre a peça, menos ainda sobre a montagem, e pioro sobre o grupo. (Eu gosto de me surpreender às vezes.) E fiquei muito surpresa com a qualidade cênica e estética do espetáculo. Foi divertido ver, em 2010, uma Era tão pautada pelo verbo e pelas palavras, uma peça em que se valia da imagem, da qualidade da interpretação cênica dos atores. Foi como ver um filme mudo de Chaplin. Visualmente perfeito, a montagem comprova o clichê “uma imagem vale mais do que mil palavras”. O escritório no qual trabalha o esquisito e pobre escrivente, Akkaki, é uma verdadeira Torre de Babel, onde cada personagem fala uma língua — ao todo o espetáculo envolve uma narrativa em nove idiomas. Mas não se preocupe, as falas dessas personagens não estão no som emitido pela boca, mas em seus gestos e atos.

É arte: Já cansei aqui de elogiar os cenários das peças que vejo. Mas nessa, além do cenário, o que me chamou a atenção foi a iluminação. Foi um show de luz!

É fato: por mais que o lugar que você compre na bilheteria seja ruim sempre vale a pena garantir a entrada. Sempre tem alguém que sentaria em dos melhores lugares e desisti na última hora. Se você ficar esperto esse lugar pode ser o seu. Foi o meu no domingo.

:: O Capote: Teatro do SESI – São Paulo – Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp. Terça-feira a sábado, às 20h. Domingos, às 15h e às 19h. Até 07/03

Deixe um comentário

