a single man


Assim como meu amigo João, eu prefiro o título em inglês ao em português: “Direito de Amar”. Apesar de o filme falar da tentativa de um homem se permitir amar outrém depois de perda de um grande amor, o retrato de um homem solteiro/solitário está muito presente ali.  E que homem! O Colin Firth, depois do salve-salve-sem-comparação George Clooney, é o meu TOP2 de homem que eu queria ter ao meu lado. Ok, ok, ele interpreta um gay nesse filme. Mas é um homem (mesmo gay) que sabe se vestir, que lê, faz a barba e se permite viver algumas situações, mesmo ainda incerto de seus sentimentos. Ele se arrisca a amar novamente — uma atitude, ao meu ver, muito corajosa. E se f***, só pra variar.

Independentemente da história meio água com açúcar, é um filme tããããão bonito de se ver — e nem estou falando do Colin agora. Pessoas bem vestidas, mesmo quando estão amarrotadas. Uma fotografia linda. O filme inteiro parece um grande ensaio de moda (e de uma grife muito chique).

É arte: o figurino, sem dúvidas. E apesar do Tom Ford ser o diretor e roteirista, quem assina o figurino é Arianne Phillips. Não tem como: é um filme esteticamente perfeito e de uma delicadeza tocante. Ah, a trilha sonora, de Abel Korzeniowiski, também é de arrepiar.

É fato: não fazem nem mais moda, nem mais homens como antigamente. Eu ainda tento, quando posso, imitar alguma coisa da década de 1960 (Se você tivesse me visto no baile de formatura… Houve até o comentário de que estava parecida com a Jackie Kennedy). Mas homens, infelizmente, não tem como. Aprendi nos romances que homem é aquele que, ao caminhar com você na calçada, te coloca do lado de dentro; abre a porta do carro para você entrar; puxa a cadeira para você sentar; sempre paga a conta… Enfim, aquele que não existe.

:: A Single Man – EUA/2009. Direção: Tom Ford. 201 min. Drama.

Um comentário sobre “a single man

Deixe um comentário

