andy warhol – mr. américa


Muitas vezes criamos personagens para falar pela gente. Vocês não acreditam, por exemplo, que a K. seja a verdadeira Karina, né? A personagem que assina esse blog tem muitas coisas em comum com o ser humano de carne e osso que digita essas palavras, como o amor pela arte, mas elas também tem várias diferenças. Mas eu não vou contar isso aqui. Que prevaleça o mistério. Andy Warhol também. Andrew Warhol, pelo que me consta, era um ser tímido, introspectivo. Diferente da sua irreverente personagem que começou ilustrando revistas, como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker, e fazendo anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. Essa experiência da publicidade, o artista levou para sua obras plásticas. Não só nos rótulos de sopas que fez, mas na escolha de imagens e cores sedutoras.

Ao contrário das exposições de outros “nomões”, como Matisse e Leger, que, tirando o nome, trouxe obras pouco interessantes, “Andy Warhol – Mr. América”, não fez feio. Há de tudo: serigrafias (entre elas as das famosas latas de sopa e a da Marylin Moore), instalações, vídeos e cada declaração de artista… é de se sentir esbofeteado. Tanto a personagem do Mr. América como as suas obras podem ser resumidas em uma palavra: cinismo – mas muito bem usada!

:: É arte: a exposição como um todo. Mas o vídeo do Empire State é sensacional. Monótono, mas de uma beleza…

:: É fato: é louvável terem trazido os vídeos do artista, mas o local onde eles estão sendo exibidos é triste. Não dá para se concentrar com o barulho das pessoas passando por ali.

Anúncios

Um comentário sobre “andy warhol – mr. américa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s