a falência da minha infância


04.08.2010 – Daniel Castro com seu post sobre as 1400 demissões da TV Cultura derrubou as torre gêmeas da aurora da minha vida. Não vou falar aqui da politicagem que envolve esse fato. Mas da “arte” que a TV Cultura representou em meu tempo de meninice e no de milhares de outros brasileiros que também tiveram a televisão como babá. O que está acontecendo com o canal é a “falência da minha infância“, como tuítei. E quando digo isso é a mais pura verdade. Aprendi com os programas infantis da TV Cultura o básico de qualquer ser humano: a amarrar os sapatos, as cores, a comer legumes e verduras, a contar, o que é direita e esquerda (apesar de ainda me atrapalhar um pouco com isso), conheci os contos de fadas… TUDO! Catavento, Glub Glub, X-Tudo, Ra tim bum, Castelo Ra tim bum, Contos de Fadas, Mundo da Lua e Cocoricó (último programa que assisti na infância) fazem tanto parte de mim quanto meus brinquedos e o danoninho, o yakult e o chocolate Lolo que comia quando tica. Depois de crescidinha, a Cultura continuou a fazer parte do meu cotidiano e planos. Sempre sonhei com o dia que trabalharia no Metrópolis ou no Vitrine (que guardo lembranças da época que a Maria Cristina Poli apresentava). Com certeza eu não seria quem sou se não fossem o Nino, o Júlio, o Lucas, o Tio Vitor, a Glub, o Senta que lá vem história, o Prof. Tibúrcio, a Penélope, o X, a Shelley Duvall, a fada Dalila, o Euclides, a Celeste, a o Etevaldo, o Alípio… E tantas outras personagens que sempre acreditei que fossem de verdade.

Vila-Matas diz que nostalgia é uma tristeza que fica leve, mas, nesse caso, a minha tristeza ficou bem pesada. O bom, como disse o Sérgio Romagnolo, é que para tudo existe o youtube hoje. Oh! que saudade que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais! Já bem escreveu Casimiro de Abreu.

4 comentários sobre “a falência da minha infância

  1. Concordo em tudo, a TV Cultura me ensinou muita coisa também. Aprendia mais assistindo aos programas do que na pré-escola, efetivamente. Fico nostálgico e temo pelas crianças de hoje e de amanhã.

  2. pior que e vdd eu tb assistia tudo isso hoje a tv esta uma porcaria… quando eu quero reviver meus tempos de criança o eu me pego puxando pela memoria… os unicos programas dessa epoca so passa na tv Ratimbum…. canal pago fazer oque…

Deixe um comentário

