reflexões de um liquidificador


– Eu não consigo entender, Gertrude! Como é possível: duas pessoas…
– Filha, com quem você está falando?
– Ué, mãe, com a Ger… fri… frigideira, oras! Tenho de conversar com a coitada para ela não queima meu pão… he-he-he…

Foi desse jeito que minha mãe descobriu, há um pouco mais de um mês, que eu tinha me afeiçoado a mais um objeto da casa. Uma breve explicação: tudo aqui que considero meu ou tenho mais contato, como a frigideira em que esquento pão toda manhã, eu batizo. Meu iPod se chama Bruce; o chaveiro com as chave de casa, Astolpho; meu computador, Samuel… E assim, vai… Por conta dessa ligação afetiva com seres inanimados, fui assistir ao Reflexões de um Liquidificador, só por que o eletrodoméstico falava.

O filme vale pela ótima interpretação de Ana Lucia Torre e de Selton Melo, que faz a voz do liquidificador. A história é divertida, mas bem fraquinha. Lembrou-me um pouco Delicatessen, de Jean-Pierre Jeunet (diretor de O Fabuloso destino de Amélie Poulain). Acho que por conta do roteiro nonsense, o humor leve e da brutalidade delicada. Na verdade, eu não, vi muito bem as cenas sanguinárias. Sempre fecho os olhos nessas horas. Tenho horror à violência e a coisas escatológicas. Mas pela risada do público e os trechinhos que vi entre os dedos, essa parte parece ter sido conduzida com uma certa leveza. Mas as semelhanças com o longa francês param por aí. Delicatessen, além de ser visualmente deslumbrante, é o filme do silêncio, enquanto o do diretor André Klotzel, é de palavras – e como fala aquele liquidificador.

É arte: esses filmes em que seres inanimados falam. Quem não se divertiu Herbie ou dos objetos de A bela e a Fera? Alguém se lembra de mais algum?

É fato: apesar de ser um filme curto, 84 minutos, a trama não rende todo esse tempo. Depois da cena, que eu considero final, a história ainda se arrasta por mais 15 minutos sem qualquer fato que mereça a atenção do público.

:: Reflexões de um liquidificador – de André Klotzel. Com Ana Lúcia Torre e Selton Melo. Comédia. Brasil, 2010. 84 min.

Deixe um comentário

