destinos ligados


Um dia você pode escrever um comentário de poucos toques num blog e isso termina em um calhamaço de trezentas e poucas páginas. Não há como explicar por que determinadas pessoas cruzam o nosso caminho e vão embora, ou por que estamos aqui,  ou por que somos assim ou assado. Talvez seja mesmo a filosofia da Xuxa “Tudo pode ser e o que tiver de ser será”. Ou, como dizem os árabes: maktub! As possibilidade são múltiplas.

Destinos Cruzados é um história dessas: de vidas que se cruzam e descruzam. Três fortes mulheres cujas vidas se entrelaçam por um único fator: a maternidade. A mãe adolescente (Annette Bening) que tem de entregar a filha para adoção, a contra-gosto. A mulher que não consegue ter seu filho biológico (Kerry Washington) e vê na adoção uma alternativa. A mulher independente (Naomi Watts) que nunca sonhou em ser mãe, mas que acaba engravidando e aceitando o destino imposto.

O diretor e roteirista Rodrigo García fez um bom uso da regra “menos é mais”. O filme é muito correto, honesto, sem excessos. O roteiro é preciso e as atuações, convincentes, limpas. Em suma, uma história bem contada.

:: Arte: poder ser simples ao mesmo tempo denso e complexo. Acho que o filme tem essas características. É dirigido e narrado com uma simplicidade. Mas a história não deixa de ter suas complexidades e as personagens uma certa densidade.

:: Fato: escrever, mesmo que seja para alguém que não vai ler, sempre ajuda a diminuir a angústia e/ou preencher o vazio. Essa é a técnica que a personagem de Annette Bening encontra para amenizar a tristeza de viver longe da filha que não pôde criar. A escrita talvez ainda seja a melhor terapeuta.

:: Destinos Ligados (Mother and Child) – Dir. Rodrigo García. Drama. EUA/Esp, 2009, 125 min. 12 anos.

Anúncios

Um comentário sobre “destinos ligados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s