além da vida


Não há como fugir do clichê: a morte é a única certeza que temos. E como é difícil lidar com ela. Inventamos o paraíso, a reencarnação, a alma eterna, escrever um livro, ter um filho, plantar uma árvore e outras 21 mil teorias para evitarmos o fim e pensarmos em uma maneira de ser eterno. No auge de seus 80 anos, Clint Eastwood parece já está pensando nisso. Seu mais recente filme, Além da vida, trata de uma maneira muito sensível esse tema inevitável aos seres vivos. A morte é o assunto que liga as histórias das três personagens. Uma jornalista bem-sucedida que ficou muito perto da morte em um acidente. Um medium que não quer mais trabalhar com sua mediunidade e tenta ser simplesmente uma pessoa comum. E dois irmãos gêmeos que são muito unidos para conseguir superar as dificuldades vividas com a mãe, usuária de heroína.

Todas as personagens têm suas fragilidades, curiosidades e negações contra esse axioma da vida. Mas todas as questões levantadas são tratadas com muita sensibilidade e sem qualquer julgamento sobre as crenças. É sem dúvida um dos filmes mais sensíveis e sincero  sobre o tema que muitos preferem evitar até que a d. Morte não bata em sua porta.

:: É arte: uma estética mais “obscura” já está virando marca dos  filmes de Clint. Pelo menos, nesse filme e em Gran Torino, o diretor optou por uma fotografia escura e fria.

:: É fato: há um boom de filmes que tratam de algumas forma sobre espiritismo e interrogações da vida após a morte.

Além da vida (Hereafter): EUA/2010. Clint Eastwood. Matt Damon, Cécile De France e Frankie McLaren. Drama. 129 minutos

Anúncios

Um comentário sobre “além da vida

  1. Aw, this was a really nice post. In thought I would like to put in writing like this moreover – taking time and actual effort to make a very good article… however what can I say… I procrastinate alot and under no circumstances appear to get one thing done.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s