o mágico


Recentemente foram demitidos cerca de 22 jornalista no jornal O Estado de S.Paulo e outros 32 na editora Abril. A minha profissão está em crise. Tentando sair um pouco da dura realidade, fui assistir a O mágico, roteiro deixado por Jacque Tati e dirigido por Sylvain Chomet. Com as boas lembranças de As bicicletas de de Belleville que tinha, fui ver o filme achando que ia sair do cinema encantada.

A animação de fato é tão sensível e delicada quanto As bicicletas…, já o tema… Não sei se é por conta da atual situação dos jornalista, mas saí do cinema desolada. O roteiro trata de um mágico que roda o mundo procurando de emprego. E vai vivendo de um bico aqui, outro ali. Nessa jornada, encontra uma garotinha que fica encantada com os seus poderes mágicos. A menina, acreditando que tudo na vida pode ser resolvido em um passe de mágica, embarca nas andanças do ilusionista. Doce ilusão. Ela mal imagina o duro que ele dá para satisfazer suas vontades.

Mesmo que belissimamente retrata, a dura realidade me fez sair deprimida do cinema. A vida não é espetáculo de circo ou colorida como nas novelas e em alguns contos de fada. Há muito de fel e desencanto. Infelizmente, não existe mágica.

É arte: poder ver o traço do artista, as linhas feitas a pena. Hoje os desenhos são pouco criativos e contatos efeitos computadorizados, 3D e o diabo a quatro, que a maior magia de O mágico é esse arzinho retrô. Uma real obra de arte.

É fato: o mundo da comunicação passa por um crise que ainda ninguém sabe onde vai parar. Tenho medo dessa “frilarização” do jornalismo.

:: O mágico – animação. França/Inglaterra/2010. Rot.: Jacque Tati. Dir.: Sylvain Chomet. 90 minutos.

Anúncios

Um comentário sobre “o mágico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s