sai marcelo, sobe ivo


Em abril, rolou uma dança das cadeiras na Pinacoteca do Estado. O diretor, Marcelo Araújo, foi ser Secretário da Cultura do Estado, e Ivo Mesquita, então curador, assumiu o lugar vago. Conheci o ex-diretor da Pina durante o meu TCC. Ele me recebeu para uma entrevista de 20 minutos para falar sobre a obra da Regina e sua relação com os museus na própria Instituição. Marcelo foi muito gentil em me receber. Eu, uma estudante de jornalismo dando uma de Gay Talease mirim. Ok, só disse isso pra mostrar que já conversamos. Puro pedantismo que nada tem a ver com excelente trabalho que Marcelo Araújo desempenhou em seus dez anos a frente a Pina.

Ao meu leigo ver, a secretaria fica em boas mãos, apesar da experiência de Marcelo Araújo em gerir museus, ele me parece ser capacitado para lidar com as áreas da Cultura. Mas e a minha amada Pina? Não questiono aqui a capacidade de Ivo Mesquita como curador. Ele trouxe muitas mostras incríveis para a Instituição e curou como pode a 28a Bienal. Mas será que seu conhecimento inegável sobre arte seria o suficiente para dirigir um museu? O nosso maior dirigente de museus do país, Walter Zanini, era, além de historiador da arte e jornalista, economista. E me parece que de Ivo sobra conhecimento artístico e falta técnico para a gestão de uma instituição. Bom, pelo menos ele não está sozinho nesse barco. Contará com a ajuda de Fernando Teixeira Mendes Filho, nomeado para cargo de relações institucionais e captação de patrocínio, e Miguel Gutierrez, responsável pela área financeira.

Agora só me resta desejar sorte aos dois para que a Pina e o Estado de São Paulo sejam bem geridos e cada vez mais cheios de arte.

Deixe um comentário

