estou liberto e perdido


Marilá Dardot: Pensamento do Fora, 2002

Marilá Dardot é uma das minhas artistas favoritas. Gosto muito da maneira como ela trabalha com as palavras e com a imagem. Uma vez, xeretando seu site, achei os registros (foto) do trabalho “Pensamento do Fora”, que fez para o MAP, de Belo Horizonte.

A série de placas, que imitam as que indicam aos vitantes da Pampulha que não devem pisar na grama, trazem mensagens interessantes aos passantes. Uma particularmente sempre me chamou a atenção: “Estou liberto e perdido“.

Hoje, eu particularmente me sinto assim. Não estou mais em um relacionamento que me aprisionava – porque, sim, o amor também  nos torna prisioneiros -, porém, estou perdida. Sinto que parte mim se foi. Como um preço que se paguei pela liberdade de ser só.

Entendo o amor, agora, como um sentimento muito dúbio. Eu tive que amadurecer muito, em poucos dias, para aceitar que a pessoa que eu amava precisava de mais de liberdade do que a da confortável e divertida algema que lhe oferia.

Por mais que eu quisesse segurá-la para sempre ao meu lado, entendi que um coração, que já não batia por mim, não podia seguir preso. Assim como um passarinho que aprende a voar precisa ser livre, algumas pessoas também sentem essa nessidade de bater suas próprias asas sozinhas.

Andar com uma perna presa e outra solta não é fácil. Requer habilidade, sintonia e uma vontade gigaaaaaaaante de ficar junto. E quando essa vontade já não se faz, o melhor é mesmo desfazer os nós e deixar que outro dê seus próprios passos sem precisar pensar em que está ao seu lado.

Deixe um comentário

