o pra sempre, sempre acaba


o instante de um arco-íris na Pompeia

Me formei em jornalismo achando que seria jornalista para sempre. Hoje, estudo história da arte e vislumbro um futuro como professora ou pesquisadora em alguma instituição. Quantas paixões eu não achei que seriam para sempre, mas terminaram semanas depois.

SEMPRE é uma palavra realmente muito forte. Nada pode ser para sempre. Ninguém é sempre assim ou assado. E não é sempre que chove no feriado. Às vezes, eternizar algo dizendo que ele pode durar o infinito pode ser assustado.

Sinto dó dos finais de contos de fadas que terminam com um: “viveram felizes para sempre”. Coitada da princesa! E quando ela acordar num bad hair day, ela vai mesmo ter que ser feliz?  E se ela querer um dia mandar o príncipe para as cucuias?

Essa convenção do eterno e que a felicidade ou os casamentos tem de ser “para sempre” me assusta. Tenho medo do imutável, de não não poder voltar atrás, de não poder desistir, de não poder tentar outra vez de uma nova maneira.

Se as pessoas não vão viver para sempre porque algumas coisas têm de ser infinitas? Ok, músicas, histórias, obras de arte, filmes podem ser para sempre. Mas se repetem. Será eternamente o mesmo começo, o mesmo meio e o mesmo fim. A nossa vida, porém, não precisa ser assim.

Algumas coisas podem durar apenas segundos, como um arco-íris ou uma a espuma de uma onda no mar. Podem durar minutos, como o tempo que você demora para comer um sorvete. Pode demorar dois anos como a tese de um mestrado. Pode durar 28 anos and counting, como o casamento dos meus pais.

As coisas, os sentimentos, as sensações devem durar o tempo que eles merecem, nem mais, nem menos. Hoje, eu resolvi que vou deixar o “sempre”, ali, para sempre no dicionário.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s