de coração aberto


A primeira cena do filme é uma cirurgia de coração. E eu não suporto cenas de sangue. Senti falta de ter alguém do meu lado para tampar os meus olhos e dizer: “Já passou, já passou”.  Mila (Juliette Binoche) e Javier (Edgar Ramírez) formam um casal de cirurgiões cardíacos. Eles estão casados há 10, são bem sucedidos e Mila nem pensa em ser mãe. Assim que o médico é afastado do seu cargo por conta de seu problema com álcool, a médica descobre que está grávida.

Por amor ao marido, a personagem de Juliette Binoche aceita largar sua bem sucedida carreira para viajar com ele para América do Sul e ainda ter o filho que ela nunca sonhou porque ele mostra ter interesse em ser pai. Enquanto a médica se propõe a tudo para ajudar o marido e realizar seus sonhos, Javier só pensa em beber, beber e beber. Ele não faz qualquer esforço para ajudar a esposa a realizar sonhos que sempre foram mais dele do que dela.

(Se você não viu o filme é melhor parar por aqui.)

Saí do cinema fula da vida. Como pode as mulheres se dedicarem tanto aos relacionamentos? Abrirem mão de sua carreira, de seus sonhos e até aceitarem jornada dupla para ajudar seus parceiros. Enquanto os homens só dão o real valor a suas companheiras depois que as perdem. A personagem de Binoche chega até ao seu limite físico para salvar seu casamento e seu marido. Ela abre não só o coração, mas sua alma, seu corpo. Enquanto Javier só pensa nele e em afogar suas frustrações em litros e litros de álcool.

Saí do cinema desapontada, não muito com o filme, que é ok, mas com a vida. Com o amor. Eu queria que os relacionamento fossem um pouco mais justos e que jamais pesassem em apenas um dos ombros. Que realmente o outro viesse para somar e, não apenas, dividir.

e desde então sou porque tu és
e desde então és, sou e somos
e por amor sei, serás, seremos.

(Soneto LXIX, Pablo Neruda)

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s