Camille e Rodin


Não sou fã de cinebiografias, nem de peças biográficas. Porque geralmente eu não gosto de como os atores dão vidas às personagens. Quando assisti ao filme Camille Claudel, de Bruno Nuytten, odiei a forma escrota que Gérard  Depardieu interpretou Rodin.

Bom, eu não conheço muito como era a personalidade de Rodin. Mas, com certeza, ele não tinha o espírito de operário de fábrica que Depardieu deu a ele.

No entanto, me simpatizei com a encenação que Isabelle Adjani como Camille. A personagem ganhou um toque delicado e sua obsessão por Rodin não ficou neurótica. Acho que ficou no tom certo para uma mulher do fim do século XIX e início do XX.

Por me simpatizar com a vida dos dois artistas, fui ao MASP assistir Camille e Rodin (corram porque hoje é o último dia!). Com a peça aconteceu exatamente o contrário. Adorei a encenação de Leopoldo Pacheco, que viveu Rodin. E gostei muito pouco da interpretação de Melissa Vettore.

Leopoldo conferiu uma elegância e uma austeridade a Rodin que Gérard Depardieu jamais seria capaz. Enquanto a encenação de Melissa  tinha um ar neurótico excessivo. Não que a escultura não fosse, mas achei que a atriz carregou demais nas tintas. Acho que sua loucura poderia ser um pouco mais delicada. 

Entre excessos e boas encenações, tanto o filme quanto a peça valem ser assistidos. Ainda mais para quem gosta de arte. E também para gosta de uma boa história de amor com personagens beeem passionais. Em que, claro, a mulher será sempre mais corajosa e o homem vai sempre aquele cagão que incapaz de assumir os seus sentimentos para vivê-lo em sua totalidade. C’est la vie…


Deixe uma resposta

