Andy Warhol: Arthur Danto


Depois de fazer o curso sobre biografias com Ruy Castro e já ter escrito a história da vida de uma pessoa, sinto-me quase uma bambam no assunto. Brincadeira, bricadeira! (Antes que vocês acreditem.) Mas considero que já tenho um bom lastro para analisar com pouco mais de profundidade esse tipo de livro.

Lançada pela Cosac naify, Andy Warhol, de Athur Danto, é classificada como biografia. Porém, está mais para um misto de memórias e ensaio biográfico. Danto mesmo assume:

Não se trata de um estudo de história da arte, nem de uma biografia de Warhol, mas de uma análise de enfoque filosófico sobre o que faz de Warhol um artista tão fascinante.

Ele não faz um grande trabalho de apuração. Ele se baseia nas suas memórias, apesar de nunca tê-lo encontrado pessoalmente (apenas esbarrou com o artista em vernissages), e no seu grande conhecimento como crítico para contar essa história.

O que mais me fascinou no livro foi a fluidez da leitura. Sem pedantismo ou rebuscamento, Danto usa todo o seu sólido conhecimento para narrar a trajetória dessa excêntrica personalidade das artes visuais. E ele avisa isso antes de entrarmos na leitura:


Procurei neste livro alcançar um texto de fácil leitura, em linguagem agradável e com o mínimo de citações bibliográficas.
 

Não é um fofo esse Danto?🙂 Qualquer um, mesmo os que não apreciam arte ou não conheçam muito esse universo, pode gostar de ler essa história. E o mais legal: praticamente sem nota de rodapé. Tudo que Danto tem para dizer ou explicar, ele coloca no texto de maneira acessível. O livro é tão envolvente que li mais da metade em uma tarde. A outra metade ficou comprometida por conta de problemas pessoais. Mas, quando consegui retomar, também foi embora numa sentada! 

 

E só para arrematar ainda mais a fofice, deem uma olhada na dedicatória do livro!❤

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s