já está chegando a hora de ir


A única data em que costumo reunir a turma do colégio, do trabalho, da faculdade e aqueles que conheci pela vida é no meu aniversário. Mas, por um motivo de força maior, tive de reuní-los antes do dia 02 de dezembro. Estou partindo para uma nova fase da minha vida a 522 km das pessoas que amo.

No último sábado, entendi o real significado da palavra despedida. Não é aquele tchau que você dá depois que vai embora da casa de alguém. Ou o beijo que você dá no pai depois que ele lhe deixa na porta da escola. Despedir-se requer um abraço apertado e demorado. Uma troca de calor e de afeto maior do que num simples “tchau”.

Sentir o cheirinho do perfume ou do cabelo daquela pessoa que sei lá quando verei de novo. Memorizar suas feições, sua risada, o seu olhar, o jeito como ela pega na sua mão. Detalhes pequenos que você terá de levar na memória porque um novo contato físico vai demorar para acontecer.

E não tem como não se emocionar e a voz não embargar na hora de dizer “até logo” – “adeus” é muito forte para o momento. Você quer preservar aquela pessoa ao máximo contigo, quer levar tudo que puder dela naqueles instantes finais, quer que o abraço dure para sempre. Por isso que segurá-la durante um longo tempo junto ao seu corpo é necessário.

Despedir-se é doar o seu calor para o outro e deixar que o outro aqueça o seu coração. Para que os corpos fiquem quentes até o próximo encontro. É uma troca de energia complexa. Por isso que não dá para se despedir por telefone, carta ou email. Despedir-se requer contato. É uma expediência tátil que marca a memória de quem fica e de quem vai.

Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir
O meu coração aqui vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
mas agora, adeus

Deixe uma resposta

