Soixante-dix – La Fete


Estou tentando ter uma vida cultural em Joinville. Esses dias, fui à Cidadela Cultural ver a exposição do artista mais louvado da cidade. Tudo aqui é Juarez Machado. E o artista, depois de 20 anos sem expor por na terra natal, trouxe a mostra Soixante-dix – La Fête. Depois de editar e ler algumas matérias a respeito, resolvi conferir com os meus próprios olhos.

A exposição traz algumas dezenas de quadros sobre o tema festa. Pintados em preto e branco estão os convidados brindando os setenta anos do convidado, Juarez Machado, que aparece sempre pintado de colorido. A série se torna um pouco repetitiva. E as piadas, consigo mesmo, perde a graça de tão óbvia depois de alguns quadros. De acordo com o artista, ele quer apenas divertir o público e se divertir. Mas a verdade é que exposição chega a ser monótona.

Alguns objetos são interessantes. Acredito que são as melhores obras. Com eles, Juarez Machado, consegue atingir um pouco da ironia que pretende nos quadros. Pena que são pouco explorados e alguns expostos em vitrines sem muito destaque.

Juarez, em si, se mostra como uma personagem. Uma tentativa frustrada de ser um Dalí, talvez. Em uma das salas, há alguns de seus figurinos exóticos – onde ele também expõe um simulacro de seu ateliê.

Consigo entender que os joinvilenses se sintam honrados por ter o filho pródigo expondo novamente na cidade. Mas perto de contemporâneos de Juarez, como o artista Nelson Leirner, que trabalha como ninguém a ironia, o papel da arte e a piada, os trabalhos do pintor ficam sem consistência. Um entretenimento para uma tarde chuvosa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s