Faça acontecer


Trabalho numa empresa que verificou em mim a capacidade de ser gestora. E desde então venho participando de cursos para líderes e sobre gestão de pessoas. E entre as tarefas para essa formação estava ler um livro sobre liderança. Escolhi Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg, simplesmente porque minha roomie ja tinha em casa e assim evitaria gastos.

A princípio fiquei muito irritada com Sheryl. Detesto essa guerrilha dos sexos. Mulheres isso, homens aquilo. Mulheres lutem pelo seu espaço. Vivo num país chefiado por uma mulher, sempre tive excelentes chefes mulheres. Escrevi um livro sobre uma artista mulher que odiava diferenciação por gênero. E sigo nessa toada e acho muito chato essas questões sexistas.
Mas tirando esses detalhes, achei mais interessante suas dicas sobre liderança, gestão e desenvolvimento de carreira. Pesquei ali dicas preciosíssimas. Especialmente sobre a escolha de seu companheiro de vida. Hahahahahaha. Explico: para Sheryl, é fundamental que nos, mulheres, escolhamos bem nossos maridos. Pois é importantíssimo que essa pessoa divida realmente conosco as responsabilidades domésticas para que possamos decolar em nossas carreiras.
Com isso eu de fato concordo. A vida domestica não pode ser um fardo nem para a mulher, nem para o homem. E, se juntos puderem dividir os perrengues, melhor será para os dois. Mas o que mais prendeu no livro foi suas historias de como chegou ao cargo de chefia. Suas escolhas, seus exemplos, suas angústias e vitórias.
Acho que, dado o momento que vivo hoje, o meu aproveitamento foi livro parcial. No futuro, quando já estiver casada, quiçá com filhos e ocupando um cargo maior de chefia, pretendo voltar a leitura para aproveitar mais suas angustias de uma mãe que tem de cuidar da carreira familiar e profissional.

Deixe uma resposta

