os belos dias


É normal um relacionamento de muitos anos se desgastar. Manter o tesão num casamento de 40 anos, então. Existem casais que conseguem, e eu os admiro e imagino um dia ter um amor desses para vida toda.  Caroline (Fanny Ardant), além do luto da morte de uma de suas melhores amigas, vive um casamento sem cor e, para ajudar, se aposentou e não sabe muito bem o que fazer com o tempo que tem livre.

Sua filha, pensando entreter a mãe, lhe paga um curso para aposentados. Lá, ela conhece o jovem Julien (Laurent Laffite), que lhe faz novamente se sentir viva. O relacionamento dela com o moço que tem a idade de suas filhas, tinge sua vida de cor e aventura. Caroline se permite meninices — experimenta maconha, porres, encontros fortuitos no meio da tarde.

Sua aventura amorosa quebra sua rotina e lhe faz sair da mesmice. É como se o seu pulmão voltasse a se encher de ar. A única coisa que lhe traz de volta para a terra é quando seu marido (Patrick Chesnais) lhe avisa que sabe do caso da mulher. Me chamou muito a atenção quando ele vira para ela e diz:

— Eu não vou correr atrás de você.

E sai do quarto. Ok, vou parar por aqui para não contar o resto nem o fim do filme. O que eu achei lindo em Os belos dias é a capacidade de Caroline se jogar. Viver uma aventura. Uma mulher de sessenta anos, com um casamento e uma família sólida, se permite ter um caso e viver belos dias. Esse tempo com Julien, faz a jovem senhora repensar sua vida, seu papel de esposa, seu casamento, seu papel de vó e redescobrir a felicidade. A felicidade de ser quem ela é.

é arte: andar pela praia, sentir o vento descabelar seus penteados e ouvir o mar. Ah, a trilha sonora é também é muito linda.

é fato: para que serve viver se não for para se jogar e se entregar aos sentimentos e impulsos.

:: Os belos dias — Romance. Dir.: Marion Vernoux. França/2012. 95 minutos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s